expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ser Criativo!

A partir dos três anos entramos no Jardim de Infância com a proposta de brincar, brincar, brincar e aprender. Temos dois recreios, hora do soninho, brincadeiras com massinha, bola de sabão, cantigas de roda, tinta guache, giz de cera e todas as coisas gostosas que nos permitem viajar no mundo da criação.

Aos seis anos, começa o Ensino Fundamental que tem duração de nove anos.  Nos primeiros cinco anos, ainda encontramos atividades lúdicas, jogos, leitura, porém os momentos de livre criação começam a ser cortados. A hora do sono, acabou. A competição é inserida às brincadeiras. E por volta dos sete anos, a criança se enxerga como um adulto, porém ainda desenha como uma criança, e sente-se envergonhada. E isso a reprime e ela deixa de se expressar com espontaneidade.

Nos últimos anos do ensino fundamental, os adolescentes começam uma jornada com estudos mais teóricos, com matérias que serão a base para o ensino médio. E o Recreio?? Durante uma pesquisa, a renomada revista Pediatrics constatou que, cerca de um terço das crianças têm menos de 15 minutos diários de recreio.
Preciso nem comentar o que acontece no Ensino Médio, né? Um adolescente tem que ter maturidade o suficiente para escolher o que vai fazer para o resto da vida, aos 16 anos. Muitas vezes a insegurança gera escolhas erradas, onde o adolescente entra na faculdade e no meio do curso acaba descobrindo que a sua escolha foi completamente equivocada.
Durante toda nossa trajetória, estabelecemos conceitos que nos bloqueia e interrompe a nossa criatividade. Com o passar dos anos, as brincadeiras diminuem e a responsabilidade aumenta e nos ocupamos tanto em agradar o outro, em competir, em não sermos julgados que nos esquecemos de expressar nossas idéias com liberdade e espontaneidade.
Acredito que para ser feliz, temos que nos libertar e deixar o nosso processo criativo nos levar para longe, nos permitir voar mesmo com todas as turbulências do dia-a-dia.
Por isso, reservei esse espaço para mostrar a vocês como podemos melhorar nossa qualidade de vida,  facilitarmos a nossa vida com coisas práticas, porém criativas. Afinal de contas, ninguém gosta de viver na mesmice, não é? Sempre fui apaixonada por criar, desmontar, reciclar e garimpar! E aqui vou criar idéias, desmontar conceitos, reciclar o dia-a-dia e garimpar pessoas que contribuem para a melhora do bem estar emocional e físico do próximo.
Sejam bem-vindos!
Enjoy!

Por Ana Ceolin



6 comentários:

  1. Demais!!É isso aí,vamos criar e compartilhar!!!Parabéns pela iniciativa maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que tenho 2 profissoes, uma caretíssima (engenharia) e outra ultra livre(compositor), sinto na pele essa diferença! Nada pior pro espirito de uma pessoa do que um ambiente de escritório...A mediocridade impera e tenta te esmagar!
    Pouquíssimas empresas realmente valorizam a criatividade, que bom que voce abriu esse espaço aqui pra estimular isso nas pessoas! Aninha, nota 10!

    bjossss

    ResponderExcluir
  3. Aninha,
    Começou bem com este belo texto.
    O blog está bonito e bem diagramado. Também, não poderia esperar outra coisa sua. O bom gosto faz parte da sua vida.
    Serei uma seguidora e desejo SUCESSO!!!!
    bjs,
    Claudia Novaes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e útil a todos!!!!
    Parabéns Ana pela iniciativa!!!
    Sucesso,Paz e Luz!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ahh amiga tudo na sua vida tem que ser liiiindo como você não é?!!!! Parabéns!!! Um espaço para você dividir um pouco da sua tamanha inteligência e capacidade de colocar em palavras sentimentos que realmente tocam o coração!
    Muita saudade!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Amiga,o blog ficou lindo!!
    Saudades sempre!!
    Beijo²!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí!