expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

No Stress!!

Olá meus amores,
Hoje, 23 de setembro, é o Dia Nacional de Combate ao Estresse.  Por isso, selecionei um texto maravilhoso para vocês refletirem sobre como o exercício da gentileza no nosso dia a dia pode colaborar com a atenuação do estresse que é causado pelos problemas cotidianos e melhorar a sua qualidade de vida!
Enjoy!   
“...Vivemos em mundo cada vez mais exigente, impulsionado pela globalização. É fato que a globalização em muito contribui para nós. Hoje temos as informações em tempo real, interagimos com o universo num simples clique. No entanto, tamanho avanço tecnológico infelizmente não veio acompanhado do que podemos chamar de "equilíbrio", o que vivenciamos no nosso dia-a-dia é uma grande "corrida contra o tempo", sobra trabalho e falta tempo!!!

Nos ambientes corporativos não é difícil vivenciar o stress diário, vivemos num mercado de trabalho altamente competitivo: as "puxadas de tapete", a falta de ética, altos níveis de stress... Ainda, as exclusões sociais, a violência urbana que cresce desenfreadamente e sem controle, a instabilidade política e econômica, a desigualdade social, o terrorismo internacional e as guerras vêm aos poucos tornando as pessoas mais duras...

Face a essa realidade, as pessoas sentem que algo deve ser mudado... Este universo hostil em que nos encontramos vem tornando as pessoas mais rígidas, tanto na sua esfera física quanto emocional, ocasionando danos a sua saúde.

Podemos reverter ou atenuar essa sensação de angústia gerada por fatores externos apenas parcialmente, pois não é em tudo que podemos interferir, como nas guerras, no terrorismo e em outros agentes estressores.

Mas se pequenas atitudes fossem incorporadas em nosso dia-a-dia, exercitando a gentileza em casa, no trabalho, em qualquer ambiente.. como pegar o papel que caiu no chão e devolvê-lo a seu colega, deixar quem tem pressa passar, ligar ou desligar o ar-condicionado, apagar as luzes ao sair do ambiente, levar em conta as pessoas, lembrar-se das pessoas... Agradecer ao e-mail, ao convite, cumprimentar os outros pelos corredores da empresa, "muito obrigado", "boa tarde", "com licença", "desculpe", "pode ir primeiro", afinal o mundo não está acabando... Não tomar o tempo das pessoas com reuniões sem objetivo, elogiar o bom relatório, ouvir o que o outro tem a dizer, afagar a cabeça da criança que apareceu no elevador agarrando a mão da mãe por estar com medo, dispor um pouco de seu tempo ao ver aquela colaboradora que está de passagem na empresa, e perguntar "E seu filho, como vai?".

Pequenos gestos podem mudar o seu dia e o das pessoas que te cercam. Aos poucos a gentileza vai se tornando um hábito, e não te surpreenderá o fato de aos poucos ser tratado de forma mais gentil e amável.

Certamente o bem-estar advindo dessas atitudes se refletirá na saúde emocional das pessoas!...”
COSTA BITTENCOURT, Sônia Marina, A Importância da Gentileza.
"Kindness is a language the deaf can hear and the blind can see."**
Mark Twain

**Tradução: “Gentileza é uma linguagem que o surdo pode ouvir, e o cego pode ver.”

Um comentário:

  1. Afinal de contas, vale a máxima do "profeta" Gentileza: "Gentileza gera Gentileza".
    E não é à toa que a regra de ouro que Jesus nos deixou foi amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo, como nos amamos.
    Difícil? Horrorosamente, sim. Mas vale tentar...
    Beijo! Gostei muito!

    ResponderExcluir

Comenta aí!