expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ser mãe solteira...


foto: http://www.claudianovaes.com.br/
Esse final de semana, eu tive alguns momentos inspiradores para postar aqui no blog. No domingo, fui convidada a um café da manhã no Jardim Botânico e lá encontrei algumas pessoas maravilhosas cujas histórias de certa forma, se cruzavam com a minha. Independente da ordem dos fatores, o resultado era o mesmo: éramos todas mães solteiras. Talvez para alguns, essa situação seja digna de preconceito, mas após um ano nessa batalha, eu digo, com toda certeza, de que é uma vitória.  
Ao trocar figurinhas (que foi do café da manhã até o jantar... hahaha), percebemos o quanto somos amadurecidas e realizadas ao saber que, independentemente de qualquer situação, nós damos conta! E isso vale para os pais solteiros também! Criar, educar, nutrir e apoiar outro ser humano sozinho, não é fácil! Já é tão difícil cuidar de nós mesmos, imagine de outra pessoa, não é?
Quando digo, MÃE SOLTEIRA também não exclui a presença do pai, que muitas vezes comparecem, ajudam, porém, não diariamente.  Mas eu falo de nós, mães, que moram sozinhas, que quando o filho chora na madrugada, somos nós que levantamos, pois não temos outras opções.  Mesmo com todo o cansaço do trabalho e estudos, tiramos forças, sabe Deus de onde, para ajudarmos esses pequeninos seres que nos fazem tão feliz!
Por exemplo, sempre gostei de acordar cedo, mas acordar antes das 6h pra mim era madrugada. Minha filha acorda quase todos os dias entre 5h30 e 6h30 da manhã!!! Mal consigo abrir os olhos, vou ao quarto dela e coloco-a na minha cama para tentar fazê-la dormir mais um pouco. Alguns minutos depois, ela abre um sorriso e grita MAMÃÃEE e me dá um beijo e um abraço, mesmo eu estando de olhos fechado. Isso supera qualquer cansaço, doença, ou programa que você não pode fazer porque teve que ficar em casa com seu filho. Isso, não tem preço!
Acredito que ser mãe solteira é uma tarefa difícil, porém não é impossível. Depende de como cada um encara a situação. É claro que muitas de nós carregamos mágoas, inseguranças, e medo, mas nunca podemos nos esquecer que filhos são bênçãos! É o presente mais precioso que poderíamos ganhar e temos que cuidar deles como todo o amor e carinho que temos.
Se sentir culpada, é normal! Digo sempre que quando damos a luz, é feito um download de várias coisas no nosso cérebro: dar banho, carregar mil coisas ao mesmo tempo, trocar fralda com a criança em várias posições estranhas, acordar de 3 em 3 horas e mesmo assim ter pique para o dia inteiro, comer em 5 minutos, enfim.. Tudo isso MAIS a culpa!! Mãe é isso, né? Se sentir culpada por tudo, por sair, por querer dormir mais um pouquinho, por querer ver um pouco de TV,  por às vezes dormir enquanto amamenta e acordar com o filho quase caindo do seu colo(ABAFA!), iiihhhh.. Essa lista vai longe!  
Mas é isso gente!! Força na peruca!! E vamos seguindo com esses bebes lindos de viver! Pois o melhor da vida é fazer algo por alguém e receber um sorriso como os que recebemos todos os dias dos nossos príncipes e princesas!



9 comentários:

  1. Também, com uma boneca desta, vale cada minutinho da vida.
    A recompensa, não que a gente espere isto, mas verás que é mais do que gratificante !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga.CHOREI!!!Falei!!!
    Coisa mais LINDA!!
    Vc conseguiu colocar em poucas(poucas?rss)palavras.TUDO, que só nos MAES, e MAES de verdade, sabemos!!!
    Ser mae é ter o privilégio (de só nos), podermos sentir, e viver cada movimento E MOMENTO que um ser humano,pode nos trazer!!!
    E vou mais além!!
    Só mesmo nós sabemos o que e AMOR INCONDICIONAL!!!
    Mandou muito bem amiga!!!
    As vezes me pergunto, como as pessoas passam por sua vida e conseguem se afastar de pessoa tao LINDA e VERDADEIRA como vc!!!
    Sorte da Sofia, de ter tido a bençao de ter uma maezona como vc!!!
    Bjs,bjs

    ResponderExcluir
  3. Aninha, amei o blog, amei as fotos, amei o post! Comentei de vc no meu blog! Beijokas http://alinemiessa.blogspot.com/2010/09/blog-vitalite.html

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!Ela é linda.....pela carinha deve ser uma doçura.............lembra muito o Malvino há mistura perfeita dos 2.

    Bj's

    ResponderExcluir
  5. Só digo: UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Suas palavras, como sempre, foram P-E-R-F-E-I-T-A-S amiga linda do meu coração que tem uma princesinha linda como a minha e que desejo muito poder um dia deixá-las crescerem próximas para construírem uma amizade verdadeira como a nossa!


    xuxexu!

    ResponderExcluir
  6. Ana querida... nossa, estou arrepiada aqui, das canelas aos cotovelos. Impressionante como é bonita a nossa história, né, de mães solteiras? Lógico que sinto isso nos poros, no dia-a-dia, mas ler isso de outra mãe que está nesta condição 11 meses a mais que eu e vê-la tão bem estrutura, equilibrada, feliz e realizada é simplesmente um tônico!
    Engraçado que nosso encontro foi uma delícia para todas nós, né? E é MUITO bom saber que podemos contar umas com as outras; por mais que nossas histórias e caminhos sejam super distintos até aqui; naquele domingo nossos caminhos se cruzaram e tenho fé que vamos manter essa amizade por muitos e muito anos. Vai ser super gostoso observar a FOFONA da Sofia segurando as mãozinhas da Bela, assim que ela começar a andar.
    Outro ponto em comum: eu também comecei um blog. Super exclusivo, diferente do seu, que fala para todas nós que partilhamos essa aventura que é ser mãe solteira. A proposta do meu é montar um diário para a Bela; assim, quando ela aprender a ler, poderá dividir as experiências que eu e ela estamos passando, juntas.
    Só poucas pessoas tiveram acesso ao blog, mas faço questão de dividi-lo com você. Vou enviar para seu e-mail o endereço. Querendo ler, fique à vontade.
    Beijo grande em vocês duas. Já estou ansiosa pela próxima postagem. E também pelo próximo encontro!
    Carinho,
    Cris.

    ResponderExcluir
  7. E eu que fiz parte do grande encontro de domingo, solteira e sem filhos, mas amiga em comum de todas essas HEROÍNAS do café da manhã, vejo e sinto de perto a batalha que é o dia a dia dessas maravilhosas mamães. Como tia (über coruja) e madrinha de uma das crianças, faço questão de participar, trocar fralda, ninar, pegar na creche, tomar conta enquanto a mãe foi para uma reunião ou para uma entrevista de trabalho...Nós, "os amigos chegados", acabamos nos tornando parte dessa família.
    Sei que não terei filhos, a idade já chegou. Mas o que me move (e comove) são esses pequenos tão próximos que Deus mandou por intermédio de vocês.
    Beijo enorme para essas mães tão especiais!
    Denise

    ResponderExcluir
  8. Ola, estamos no mesmo barco...
    Mil beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí!